Comunidade Crie Futuros

Comunidade e Atividades do Movimento Crie Futuros

Renata Bomfim
  • Feminino
  • Vitória, ES
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar
  • Mensagens de blog
  • Eventos
  • Grupos

Amigos de Renata Bomfim

  • Marcus Ribeva
  • Carlos Obando
  • Paolat De la Cruz
 

Página de Renata Bomfim

Informações do Perfil

O que você faz? Que es lo que haces: trabajo, proyecto, estudio?
Arteterapeuta, escritora e educadora socioambiental.
Onde? Adonde: Empresa, Escuela, Organización?
MZMV
Site:
http://www.letraefel.blogspot.com

Educação socioambiental no Mosteiro Zen Morro da vargem/ Ibiraçu/ Brasil

O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado em Ibiraçu, ES. Único mosteiro budista da América Latina, compreende um complexo de 150 hectares de Mata Atlântica recuperada. Em 34 anos de existência esta instituição religiosa traçou um percurso de trabalho marcado pelo comprometimento com as questões socioambientais, com ações sempre pautadas na sustentabilidade, sem perder de vista a missão religiosa que desempenha como pólo de formação monástica e de práticas leigas do budismo soto zen e transformou-se em uma área de relevante interesse ecológico e pólo de educação ambiental da Mata Atlântica.

O Programa COMPAZ: A ética policial e a vivência socioambiental, vem ao longo de mais de dez anos se consolidando e investindo na educação transdisciplinar dos policiais militares e civís do Espírito Santo objetivando propiciar a estes grupos, vivências de sensibilização para questões ambientais tendo como aporte, a filosofia oriental.

A vivência socioambiental de arteterapia integrou o Programa COMPAZ: A ética Policial e a Vivência socioambiental com o intuito de conscientizar seus participantes da importância do diálogo e da ética para a construção de uma sociedade mais pacifica e sustentável. O diálogo entre os saberes possibilita com que o conhecimento não se esgote em sua própria identidade, mas que reverbere para além de si mesmo, gerando novas articulações e possibilidades, transcendendo as fronteiras do seu domínio epistêmico. O programa COMPAZ vem de encontro a essa demanda crescente na educação, ao possibilitar uma experiência diferenciada aos policiais e por estar apoiado no pilar da interdisciplinariedade. Ao valorizar o saber gerado pelo trabalho conjunto das diversas especificidades, ele favorece uma reflexão sobre a necessidade de uma ética comum nos grupos, constituindo um olhar transdisciplinar do saber.

Entre os meses de maio e agosto de 2009 está sendo realizado o COMPAZ/AMA 3, com a polícia militar ambiental do ES. Todo o efetivo da polícia militar está sendo atendido por este programa. A vivência de arteterapia lançou uma proposta de trabalho arrojada para os grupos, um verdadeiro desafio, trabalhar o homem que está por detrás da farda, seus sonhos, desejos, suas responsabilidades para consigo e para com o outro. A vivência "Alteridade e identidade do policial ambiental" tem sido um desafio e uma alegria, como costumo dizer, crescemos juntos com esta reflexão.

Renata Bomfim

Assista ao vídeo:
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1594425-17665-304,00.html


Caixa de Recados (3 comentários)

Você precisa ser um membro de Comunidade Crie Futuros para adicionar comentários!

Entrar em Comunidade Crie Futuros

Às 0:13 em 25 maio 2010, Marcus Ribeva disse...
Oi, Renata!

Que bom q você gostou das músicas e dos arranjos. Ainda são caseiros, feitos no meu computador mesmo, mas já da pra se ter um impressão legal. Brigadão pelo comentário!

No mais, vamos conversando por aqui ou pelo facebook. Vc está por lá tb? Se quiser me seguir no Twitter é só buscar por Ribeva, q vc acha facinho. Te sigo na sequência. Ah, no facebook, a mesma coisa: ... por Ribeva.

Bjos e até +

Ribeva
Às 12:54 em 24 maio 2010, Marcus Ribeva disse...
Então, ainda não tive tempo de conferir o esquema por aqui não, mas pela entrevista q assisti da Lala, parece ser bem interessante e eficaz. Vamos ver o q rola.

Espero que vc goste de alguma das minhas músicas em www.myspace.com/ribeva.

Bom almoço e até +
Abrç
Às 12:19 em 24 maio 2010, Marcus Ribeva disse...
Oi, Renata

Esquenta não, tb sou novo por aqui e ainda estou 1/2 perdidão, mas a gente vai aprendendo.

É, pelo jeito estamos bem longe msm. Estou em Astorga/PR, perto de Londrina e Maringá. Conhece alguma dessas cidades?

Abrçs
 
 
 

© 2021   Criado por Lala Deheinzelin.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço