Comunidade Crie Futuros

Comunidade e Atividades do Movimento Crie Futuros

Com muito prazer que encaminho matéria sobre o Projeto Urbano que ”antecipa a discussão entre o esvaziamento do centro histórico e expansão urbana de Ribeirão Preto”, que desenvolvi.

Sou Arquiteto Urbanista e trabalho em São Paulo, Ribeirão Preto e região. Este trabalho foi desenvolvido sem clientes durante um ano, levantei as principais questões da cidade de Ribeirão Preto, mobilidade, proliferação dos condomínios fechados na zona sul e leste criando problemas da ordem da infra-estrutura urbana, poluição da bacia hidrográfica do Rio Pardo e Aqüífero Guarini. O abandono do centro histórico da cidade apagando e ignorando sua marca, criando possível potencial imobiliário no futuro a ser explorado.

O projeto apresentado no final do ano passado para a ACIRP (Associação Comercial de Ribeirão Preto), é uma maquiagem para o centro, não resolve os problemas principais que a cidade necessita como; vários programas, adensamento habitacional, equipamentos urbanos culturais, esporte e transporte público. Ignora sua paisagem e cursos d´agua existente, ou seja, sua riqueza. Este texto foi publicado recentemente no site do vitruvius, uns dos maiores sites de pesquisa e referência de arquitetura e urbanismo no país, segue link para apreciação; http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/12.142/4320.

Vejo uma cidade possível, como uma Barcelona. Ribeirão Preto não precisa chegar na escala de São Paulo para começarmos a resolver problemas ao qual já sabemos através de história de outras cidades de que devemos antecipar esta discussão para planejarmos. Podemos sim, desenvolver, desenhar uma cidade mais justa e humana como sempre sonhamos e sermos uma referência.

Espero que goste do material e projeto, não está na íntegra o estudo completo desenvolvido. Fiz um resumo dos principais temas levantados para começar a discutir os problemas, ok.

Abraços e obrigado pela atenção,

Silvio     do     Nascimento 
a r q u i t e t o u r b a n i s t a
Projetos + Obras + Feiras
5 5     1 1     6 6 2 5    7 7 8 3 

Exibições: 54

Comentar

Você precisa ser um membro de Comunidade Crie Futuros para adicionar comentários!

Entrar em Comunidade Crie Futuros

Comentário de marílis busto tognoli em 8 outubro 2012 às 12:40

Parabéns pela inciativa Silvio, também sou urbanista e trabalho em Campinas. Vou ler con certeza o seu trabalho e darei um retorno. Precisamos muito mesmo de iniciativas para discutir a nossa cidade, que de nossa tem cada vez menos. Entrei para este rede pensando justamente nisso, que bom que já encontrei algo logo de entrada!

© 2019   Criado por Lala Deheinzelin.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço